Gestão estratégica de negócios significa formular objetivos e desenvolver as melhores formas de alcançá-los. No mercado de TI, é comum encontrar vários problemas decorrentes da ausência dela. Equipes sobrecarregadas, processos que não correspondem às necessidades da empresa e falta de orçamento para entregar os projetos são alguns deles.

 

Com a gestão estratégica, o setor de TI fica alinhado às necessidades reais do negócio e, com uma avaliação precisa dos recursos disponíveis e do mercado no qual a empresa compete, ganha direcionamento para ajudar o core business da empresa. Confira neste artigo 7 dicas para implementar a gestão estratégica de negócios em TI na sua empresa.

 

1. Conhecer o mercado

A especialização em TI leva muitos profissionais a adotarem abordagens do tipo “tamanho único” em qualquer empresa que trabalhem. E isso é um engano grave.

 

Uma grande rede varejista, uma agência de publicidade e uma empresa de segurança têm necessidades muito diferentes e suas respectivas áreas de TI devem refletir essas demandas. Por isso, procure conhecer melhor o mercado e o cotidiano dos funcionários do core business. Quais softwares eles usam? O que costuma dar problema?

 

Em muitas empresas, políticas de TI ilógicas ou muito restritivas incentivam os funcionários a “dar um jeito”. Por exemplo, o programa usado pela contabilidade não conversa com o do RH. Ou ainda: toda a equipe tem que decorar tantas senhas que o TI gasta muito tempo resetando as senhas dos funcionários. Gestão significa identificar esses problemas e corrigi-los.

 

2. Conhecer a empresa

Mas entender do mercado não é suficiente. A gestão estratégica de negócios exige conhecimento do terreno em que se atua, ou seja, a própria empresa. Como a TI está localizada no organograma? Para quem o gestor responde e com que frequência? Como serão definidas as metas e avaliado seu cumprimento?

 

A cultura empresarial varia muito, inclusive em negócios dentro do mesmo mercado, e faz toda a diferença. Em algumas companhias, a área de TI terá bastante autonomia, nem sempre acompanhada dos recursos necessários. Em outros, contará com uma supervisão acirrada de um CFO ou outro gestor que pode não entender muito bem de TI.

 

Além do domínio técnico e de informações sobre o negócio, cada vez mais o gestor de TI deve saber fazer política dentro da empresa e saber apresentar resultados e negociar por mais recursos.

 

3. Planejar com orçamento em mãos

Administrar envolve gerenciar recursos escassos. É preciso conhecer muito bem o orçamento para a área, e identificar de forma precisa o que pode e o que não pode ser feito com ele.

 

Somente com os números em mãos é possível definir os objetivos da TI dentro da empresa  Quanto dinheiro existe para segurança da informação? E para os servidores? Dá para adquirir um link dedicado? E para comprar certo software?

 

Definindo o orçamento de cada segmento, as decisões sobre contratação de equipes e aquisição de equipamentos vão ganhando clareza. Também se torna mais fácil entender a importância da TI dentro da empresa como um todo.

 

4. Delegar tarefas

Gestão estratégica de negócios significa não fazer tudo sozinho. O gestor deve conhecer bem a equipe, seus pontos fortes e fracos, e saber delegar tarefas, sempre com objetivos e prazos claros.

 

Especialmente se você ou a equipe forem novos na empresa, essa delegação pode vir acompanhada de mais controle, como pedindo relatórios ou definindo cronogramas com muitos passos bem-definidos. Assim, ao detectar qualquer problema, é possível corrigir processos de trabalho bem antes de estourar um prazo.

 

Algumas ferramentas simples, como Trello, Asana e até mesmo Google Agenda podem ajudar muito na visualização de tarefas e atribuição de responsabilidades.

 

Delegar também envolve terceirizar. Algumas atividades podem tomar tempo demais da sua equipe, que poderia ser mais bem investido. Boa parte das tarefas operacionais rotineiras pode ser entregue para uma empresa especializada.

 

5. Formar a melhor equipe

Outro papel do gestor é formar o melhor time possível. Isso começa pela contratação de uma equipe capacitada, com domínio dos programas e processos da área, mas não só. Tenha você formado o time inteiro ou “herdado” os funcionários da administração anterior, uma boa equipe não é formada apenas pela soma dos talentos e capacidades individuais, mas também pela capacidade de trabalharem em sintonia.

 

O relacionamento dos integrantes do time de TI uns com os outros e com os demais setores da empresa, sua postura profissional e sua disposição para reagir rapidamente a problemas são elementos fundamentais para o sucesso da equipe.

 

De nada adianta um profissional ter grande conhecimento técnico se costuma chegar atrasado, perder prazos, e desrespeitar regulamentos internos da empresa, como aqueles relacionados ao sigilo das informações. Não hesite em exigir o comportamento adequado dos colaboradores ao exercício de suas funções.

 

6. Garantir a disponibilidade do ambiente

Uma tarefa primária do setor de TI é garantir a disponibilidade dos programas e da internet. É responsabilidade do gestor de TI cobrar um controle rigoroso do SLA (Service Level Agreement) com as operadoras de telecomunicação e contar com estratégias e planos de contingência para tudo. Quanta confiança a empresa pode ter nos backups? Quais medidas foram adotadas para proteger os dados contra hackers? 

 

Também é responsabilidade da gestão estratégica de negócios em TI desenvolver um conjunto completo de técnicas de segurança da informação, como a política de informática. Você pode recomendar, por exemplo, que os funcionários sejam proibidos de conectar mídias externas aos equipamentos da empresa, como smartphones pessoais.

 

7. Manter o foco

Gestão estratégica envolve evitar o chamado “mission creep“, quando um monte de objetivos se acumula e não há tempo ou recursos para todos eles. Na sua posição de gestor, é importante aprender a dizer “não”, evitando desvio de tempo e energia para longe dos objetivos.

 

Fornecedores vão querer que você experimente novas tecnologias, chefes de outras áreas da empresa vão pedir com urgência projetos que não foram definidos como prioridade, e sua própria equipe pode perder o foco. É sua responsabilidade segurar a bandeira e manter todos alinhados rumo às metas.

 

Com estas dicas você vai conseguir começar a implementar a gestão estratégica de negócios na área de TI e alinhar as tarefas do setor aos objetivos da empresa. Se este artigo foi útil para você, confira agora nossas 8 dicas valiosas para melhorar o desempenho da sua empresa!