Cada vez mais, empresas investem em gestão de riscos, e você logo vai entender o porquê. Essa atividade envolve identificar, analisar e responder a fatores de riscos aos projetos e objetivos da empresa. Isso permite cortar custos e ganhar vantagens competitivas.

 

Neste artigo, você vai entender o que é gestão de riscos e conhecer alguns motivos para adotá-la na sua empresa!

 

O que é gestão de riscos?

Toda empresa enfrenta situações internas e externas que tornam incertos aspectos de como, quando e com qual qualidade ela vai alcançar seus objetivos. O efeito dessa incerteza sobre as metas é chamado de risco.

 

São exemplos de riscos internos aos projetos da empresa:

 

  • falta de definição de prioridades;
  • cronogramas e prazos muito apertados ou impossíveis;
  • projetos sem um líder ou responsável;
  • orçamento mal planejado etc.

Entre os riscos externos, nós temos, entre outros:

 

  • mudanças na regulamentação ou legislação, inclusive ambiental;
  • mudanças no câmbio ou na inflação;
  • desastres naturais;
  • cobertura negativa da empresa na imprensa ou nas redes sociais;
  • mudanças tecnológicas;
  • surgimento de novos concorrentes;
  • problemas jurídicos com direito autoral, contratos, passivos trabalhistas etc.

As equipes de gestão de riscos identificam aqueles relevantes para os projetos e elaboram estratégias para proteger a empresa. Elas também são responsáveis por executar essas estratégias e motivar todos os funcionários a cooperar. Elas devem, ainda, classificar quais riscos são de importância crítica e dar prioridade a eles.

 

É impossível eliminar todos os riscos. O objetivo é certificar-se de que a empresa correrá apenas aqueles que a ajudem a atingir suas metas, enquanto mantém os demais sob controle.

 

Existem três respostas básicas ao risco. Para ilustrá-las, vamos imaginar que a empresa fará sua festa de fim de ano e está considerando o risco de chover. As possibilidades são:

 

  1. evitar: eliminar uma ameaça específica, geralmente atacando a causa. Nesse caso, basta realizar a confraternização em local fechado;
  2. mitigar: reduzir a probabilidade da ocorrência. Por exemplo: mudar a data da festa para o inverno, quando chove menos;
  3. aceitar: enfrentar as consequências do risco, desenvolvendo um plano de contingência para o caso de o evento acontecer, por exemplo, contratando tendas e alugando guarda-chuvas.

Quais os benefícios da gestão de riscos para uma empresa?

Agora que entendemos o que é gestão de riscos e como ela opera, vamos mostrar por que adotá-la.

 

Avaliar a evolução da empresa

A gestão de riscos é uma forma de, identificando riscos e oportunidades, delinear projetos e definir prioridades. Isso ajuda a empresa a contar a própria história, ao avaliar quais caminhos está tomando em curto e longo prazo.

 

Serão identificados e antecipados possíveis problemas, como aumento no preço dos insumos, mudança de fornecedores, novas tecnologias ou regulamentos, e até eventos, como aumento da criminalidade, greves de caminhoneiros ou mudança de políticas públicas após uma eleição.

 

Otimizar o capital da organização

Toda empresa sem gestão de riscos acaba gastando mais. As razões são muitas. A organização pode não ter investido em hedge e pagar caro durante uma variação abrupta no câmbio; ter deixado de contratar um seguro e arcar com o prejuízo inteiro de um roubo ou acidente de carro; ter esquecido de fazer um plano para o trabalho durante a licença-maternidade de uma funcionária importante e ver estourar o prazo de um projeto etc. Com a gestão de riscos, a empresa investe melhor e tem mais retorno sobre sua alocação de capital.

 

Criar valor para a companhia

Uma empresa proativa, que cria um plano de gestão de riscos, envia uma mensagem positiva sobre o negócio. Os funcionários ficam mais confiantes de que estão trabalhando para uma companhia responsável e inteligente, e os clientes ganham a garantia de que fazem negócios com uma administração profissional.

 

O plano mostra que a empresa se preocupa com sua reputação e cobra um alto padrão de si mesma. Ela agrega valor à própria marca e destaca-se entre os concorrentes.

 

Gerar oportunidades de negócios

Identificar e classificar riscos pode gerar oportunidades que a empresa não tinha previsto. Pode ser que sua companhia descubra que muitas organizações ou vários clientes enfrentam algum problema para o qual ainda não há uma boa solução no mercado.

 

Já alguns clientes podem fechar negócio apenas com a companhia que mostrar que sabe como mitigar riscos ou desenvolver planos de contingência para eventos sensíveis.

 

Ganhar competitividade

Com a gestão de riscos, sua empresa se destaca dos concorrentes não apenas em termos de marca, mas, principalmente, em termos operacionais. Ela poderá investir tempo e recursos de forma mais inteligente, antecipando problemas e evitando prejuízos.

 

Reduzir prejuízos operacionais

Um plano de gestão de riscos tem orientações claras sobre o que a empresa deve fazer para evitar prejuízos.

 

Isso pode incluir: ter uma reserva cambial ou investir em hedge para se proteger da alta ou baixa do dólar; identificar mais de um fornecedor para o caso de um deles ir à falência ou elevar muito seus preços; levar um veículo extra para uma operação, caso haja uma quebra; ter um plano de contingência para o caso de um funcionário importante ficar doente ou pedir demissão às vésperas da entrega de um projeto etc.

 

Descobrir informações reutilizáveis

A gestão de riscos é um processo em equipes, que requer a colaboração de muita gente. A informação coletada e aprendida por meio do processo de redigir um plano de gestão de riscos pode ser aplicada em situações ocorridas bem depois.

 

Assim, as equipes impactadas pelo plano não precisam começar do zero toda vez que surgir um problema. Por exemplo: imagine que o departamento de compras precise atualizar um procedimento a cada vez que ocorre uma mudança na legislação tributária. Um plano de gestão de riscos pode prever que um especialista da contabilidade oriente as compras sempre que isso ocorrer.

 

A gestão de riscos traz muitas vantagens competitivas para as empresas ao ajudar a evitar prejuízos, tomar melhores decisões e fortalecer a marca. Considere já ter uma equipe responsável por identificar riscos e elaborar planos para evitar, mitigar ou enfrentar possíveis ameaças. Também é importante classificar, entre os riscos identificados, quais são os mais prováveis ou danosos, e começar o plano por eles.

 

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