Elemento primordial e de extrema importância para a credibilidade e o sucesso do negócio, a segurança de dados na empresa é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos fatores mais relevantes para a sua integridade, autenticidade e confiabilidade perante o mercado.

 

É preciso compreender, em primeiro lugar, que o manuseio de informações envolve uma série de riscos de diversas gravidades. Entre os mais perigosos, podemos destacar os malwares, softwares maliciosos que podem:

  • sequestrar os dados empresariais;
  • apagar os discos;
  • alterar arquivos;
  • permitir que algum intruso acesse o sistema de forma remota, roubando informações sigilosas e/ou estratégicas.

Não se pode ignorar, ainda, que além dos ataques externos, é necessário estabelecer medidas para evitar que as invasões não sejam originadas internamente, ou seja, a partir de um colaborador mal-intencionado.

 

De qualquer maneira, este artigo foi preparado para apresentar 5 dicas para melhorar a segurança de dados na empresa. A leitura é válida e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite!

 

1. Utilizar softwares de proteção

A primeira providência a ser tomada em relação à segurança de dados na empresa não poderia ser outra a não ser a utilização de softwares de proteção. Entenda que, sem a adoção desses tipos de ferramenta, seu negócio estará totalmente vulnerável às ameaças.

 

Embora seja uma das mais simples, essa é indiscutivelmente uma das precauções mais importantes nesse contexto. Quando se tem implantado um bom sistema de prevenção, é certo de que as chances de invasão e violações como um todo serão drasticamente reduzidas.

 

Por essa razão, invista em um bom software antivírus e antimalware, no mínimo. Cabe salientar, aqui, que a aplicação dessas soluções deve fazer parte de uma estratégia maior e mais completa, contribuindo para uma preservação eficiente no que se refere aos dados sensíveis da organização.

 

Além disso, vale ressaltar também a necessidade de manter os sistemas operacionais sempre atualizados com os últimos patches de segurança. Isso é fundamental para que se possa detectar as ameaças recentes, a exemplo do WannaCry, um ransomware (arquivo malicioso que faz o sequestro e a criptografia das informações para, posteriormente, solicitar valores em dinheiro para a liberação dos arquivos) que afetou pessoas e companhias em todo o mundo.

 

2. Realizar análises de risco

Outra medida que merece destaque são as realizações de análises de risco. Elas devem ser feitas regularmente, pois essa é uma ótima maneira de prevenir os possíveis perigos.

 

Os especialistas em cibersegurança aconselham efetuá-las de modo a examinar todos os tipos de ameaças identificáveis, sejam elas físicas ou digitais: da violação dos dados organizacionais às interrupções de energia.

 

Dessa maneira, é possível estabelecer quais são os eventuais pontos de fraqueza no sistema corporativo, definindo as ações prioritárias e formulando um plano estratégico que visa evitar os ataques e os seus prováveis danos.

 

3. Efetuar backups 

Em hipótese alguma se pode esquecer de adotar uma rotina de backups. Imagine ter os seus dados roubados ou perdidos e não existir uma forma de recuperá-los. E agora pense nos problemas que isso poderia resultar para o andamento das suas atividades.

 

Bem, não é preciso nem falar que você estaria a enfrentar boas dores de cabeça. Dependendo da situação, é a existência do negócio que entraria em jogo. Por isso, desenvolva uma política de backups que garanta o “retorno” das informações em casos de perdas.

 

Às vezes, um simples dano físico nos servidores de hospedagem já pode ser o suficiente para comprometê-las. Independentemente do motivo, os backups permitirão a cópia dos dados para um local mais seguro.

 

Lembrando, e isso é válido mencionar, de que a realização dessa prática deve ocorrer sem estar conectada à rede: isso evita que ataques de malware e ransomware possam afetar as cópias.

 

Não o bastante, também é indicado (considere como obrigatório) a implantação de um sistema para o controle dos dados sensíveis da empresa, utilizando um canal criptografado para garantir a integridade, a disponibilidade e confidencialidade dos informes.

 

4. Limitar as autorizações de acesso

O limite das autorizações de acesso não poderia ficar de fora deste artigo de modo algum. Como você sabe, determinadas informações não podem ser acessadas por todo mundo.

 

Entretanto, e por mais incrível que isso pareça, muitas organizações se esquecem desse aspecto e acabam não estabelecendo esse controle. Com isso, cria-se a oportunidade para que as informações tidas como privilegiadas cheguem às mãos de quem não deveriam.

 

Isso pode acontecer de maneiras variadas, em uma “visualização sem querer” ou de propósito. O pior, diante disso, é se o funcionário que visualizou os dados sensíveis agir de má-fé, pensando em utilizá-los de modo a prejudicar o seu negócio.

 

Em vista disso, faça uma lista com a relação das pessoas que podem ter acesso às informações sigilosas, concedendo essa permissão apenas para elas e assegurando que os demais não consigam visualizá-las.

 

5. Criar segurança em cloud computing 

Devido ao crescente uso do cloud computing, a segurança de dados na empresa também deve ser observada nesse âmbito. As precauções são praticamente as mesmas, porém, a diferença é que, por se tratar de um serviço contratado (outsourcing de TI), a proteção das informações é de responsabilidade do provedor (cloud provider).

 

Contudo, é preciso ficar atento quanto aos planos de contratação, já que cada fornecedor é diferente um do outro. Analise as opções observando, por exemplo, se um serviço de backups está incluso.

 

No mais, siga as dicas anteriores: instale softwares antivírus e antimalwares, realize análises de risco e limite os acessos. Para concluir, insira nos dispositivos e soluções principais o atributo da autenticação em dois fatores. Se porventura alguém descobrir a senha primária de uma determinada aplicação, o segundo fator impossibilitará a invasão do sistema.

 

Com a segurança de dados na empresa não se brinca, portanto, faça tudo o que estiver ao seu alcance para assegurá-la. Do contrário, problemas podem surgir tanto para você, quanto para os seus clientes.

 

Esperamos que tenha gostado deste artigo com as 5 dicas para melhorar a segurança de dados na empresa. Se sim, siga e acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.