A preocupação com a segurança de dados deixou de ser um item secundário nas empresas e passou a ser algo crucial para a integridade das informações. No mercado, várias alternativas são oferecidas para que o usuário proteja esse ativo. Porém, essa proteção é feita da forma certa?

No post de hoje, vamos conhecer os erros mais comuns das pessoas que pensam que estão adotando medidas de prevenção às suas informações, mas, muitas vezes, estão as colocando em risco.

Além disso, vamos determinar as melhores formas de armazenar os dados de usuários que tenham qualquer tipo de informação em qualquer porte de empresa ou plataforma. Acompanhe!

 

A importância da segurança de dados para uma empresa

Quando falamos em segurança de dados, a primeira pergunta que deve ser feita a um gestor ou empresário é: quanto valem as informações da sua empresa? Na maioria das vezes, a resposta é padrão: valem muito. A perda ou vulnerabilidade de informações pode causar prejuízos enormes.

Afinal, qualquer pessoa que tenha uma informação sensível deve se preocupar com o armazenamento do conteúdo de seu negócio.

Entre as empresas menores, podemos tomar como base um pequeno empreendedor que tem um CRM com todo o estoque catalogado em uma ou duas máquinas. Se esses computadores forem perdidos, furtados ou corrompidos, todo o inventário terá que ser remontado, um prejuízo muito grande de tempo e capital.

Entre as maiores, destacam-se bancos, seguradoras e empresas de grande capital de giro que guardam informações sigilosas que, se perdidas, podem acarretar um prejuízo astronômico.
Não existe um segmento determinado que deva atentar quanto à segurança de dados, existem graus de importância da informação que está armazenada.

 

A vulnerabilidade dos dados

Existe uma variedade de ameaças que podem ameaçar a segurança dos dados de um computador. Entre as mais famosas, destacam-se os vírus, downloaders, spywares, worms e ransomwares, que podem causar danos quando se infiltram no sistema operacional.

Atualmente, por exemplo, enfrentamos uma crise causada pela difusão de um ataque denominado WannaCry. Esse ataque é um ransomware — malware que “sequestra” o computador da vítima — que tira proveito de máquinas que usam o windows para a criptografia de arquivos. O Hacker costuma pedir um valor de “resgate” em bitcoins para devolver o PC da vítima.

Brasil figura entre os países mais atingidos pelo Wanna Cry. Isso sem contar a existência de todos os outros ataques que evoluem constantemente e têm seus sistemas cada vez mais aprimorados.

Os gastos com proteção cibernética não acompanham a evolução hacker. O nível de maturidade da segurança de informação das empresas ainda é irrisório. Sendo assim, torna-se essencial o apelo para o uso de soluções capazes de oferecer um certo nível de defesa dentro da rede de empresa.

 

Veja 6 dicas para evitar o vazamento dos dados da sua empresa

Na lista abaixo, vamos conhecer algumas dicas que podem ajudar a manter a segurança dos materiais indispensáveis para o funcionamento do seu negócio. Confira!

 

1. Armazene seus dados fora da empresa

A primeira solução a se pensar é tentar manter um centro de armazenamento fora da empresa — de preferência um servidor em nuvem ou um datacenter terceirizado.

As informações são dispostas de forma segura com todas as contingências do mercado. Os datacenters são enquadrados em uma certificação específica que atesta a sua qualidade — a certificação Tier, classificada entre os níveis crescentes de 1 ao 4.

Essa prática protege o seu conteúdo de problemas que podem afetar os seus aparelhos físicos — como incêndios, furtos ou inundações. Hoje, qualquer tipo de arquivo — comprimido ou não — pode ser armazenado.

 

2. Faça backups do seu material

O backup existe para evitar que os arquivos sejam apagados de forma acidental, seja por falha física ou por erro humano. Esse procedimento garante a integridade dos dados, configurações e arquivos dos usuários. Para ser funcional, é importante que haja um sistema próprio para isso e uma mídia confiável — como um software em nuvem.

A periodicidade vai depender de cada usuário. É comum que, ao adquirir o sistema de nuvem, o cliente opte pelo serviço de backup automático, que pode ser mensal, trimestral ou com periodicidade personalizada.

Vale ressaltar que esse procedimento é indispensável para o funcionamento correto de computadores e pela manutenção de dados da empresa.

 

3. Evite computadores públicos

Quando há a obrigatoriedade de acesso aos dados da sua empresa em um computador público, não existe nenhuma garantia de segurança daquela operação. Não se pode prever o nível de proteção que aquele dispositivo provém.

O mesmo vale para o acesso de materiais armazenados em nuvem. Quando acessados em uma máquina indevida, o usuário é passivo de infecção por malwares, o que pode comprometer até os arquivos que estão salvos em nuvem.

Hoje, os danos por acesso indevido são facilmente identificáveis. Quando de responsabilidade das empresas terceirizadas, o que raramente acontece, a organização deve tentar ressarcir os dados do cliente. Porém, quando a responsabilidade é do próprio cliente, as informações podem se perder ou se corromper sem chances de recuperação.

Logo, os riscos de exposição em uma máquina pública são muito grandes.

 

4. Não confie em HD’s externos e pen drives

Uma das práticas mais comuns entre as pessoas que precisam armazenar alguma informação, o uso de pen drives e HD’s externos, se tornou obsoleto e sua eficácia não é tão positiva quanto parece.

Ao portar um objeto pequeno, as chances de perda ou furto são muito grandes, isso sem contar nos problemas que surgem independentemente das ações do dono. Os equipamentos internos são sensíveis e se corrompem com facilidade e, em boa parte dos casos, as tentativas de recuperação em caso de falhas podem ser cruciais, causando a perda irreparável do material.

 

5. Elimine equipamentos obsoletos

Os equipamentos antigos que não são capazes de receber nenhuma atualização oferecem perigos reais aos seus dados. Por não acompanhar a evolução dos programas de segurança oferecidos para cada atualização dos sistemas operacionais, a máquina fica exposta a qualquer risco de vírus.

Muitos dos computadores antigos nem chegam a aceitar a instalação de antivírus, considerando que não há os requisitos mínimos de configuração. O sistema operacional sempre deve se manter atualizado. Caso esse acompanhamento não aconteça, torna-se indispensável a atualização de todo o parque operacional da máquina.

Com relação aos itens pertencentes ao gabinete do computador, a atualização e troca vai depender de cada item que compõe a máquina, pois todos esses componentes têm uma vida útil que não é necessariamente a mesma. A montagem realizada por profissionais responsáveis e de confiança é indispensável para quem precisa manter seu negócio atualizado.

 

6. Considere a terceirização do serviço de segurança

A terceirização dos serviços de segurança configuram-se como as principais aliadas da proteção de dados. A proposta da terceirização baseia-se em um ambiente externo — em locais seguros, livres de incêndio e fora da rota de acidentes aéreos e automobilísticos — em que uma equipe se responsabiliza pela manutenção e gerenciamento desses equipamentos.

Nesse caso, você não adquire apenas um equipamento profissional de armazenamento, mas contrata o serviço de profissionais treinados em tratar de arquivos das mais diversas origens.

Para se manter ainda mais próximo de sua rede de dados, é interessante optar por uma empresa instalada em solo brasileiro, de renome e que cobre um valor fixo em moeda nacional — um diferencial entre os clouds dedicados.

Mesmo com algumas formas de armazenamento sendo mais indicadas para determinado tipo de negócio, as práticas acima podem ser de grande valia para qualquer usuário.

Agora que você já sabe como armazenar os dados com segurança, entre em contato com a Theocom e conheça os serviços prestados por uma das melhores representantes brasileiras da operadora Vivo.